Reflexões sobre Saúde



Vamos refletir sobre saúde...

Considerando uma nota de 0 a 10, o quanto você está satisfeito com sua condição de saúde hoje?

Será que você só percebe sua saúde quando você adoece?

Pois é!  Muitos só se dão conta da sua saúde quando a perdem.

Mas o que é saúde?

Você já pensou sobre isso?

Os seres humanos sempre se questionaram sobre sua origem, sua existência, sua saúde e seu adoecimento.  Seguem buscando explicações espirituais, mágicas, religiosas, filosóficas, científicas, dentre outras, para tentar compreender o que é saúde e o que é o adoecimento.

Falar de saúde de uma forma clara, com um conceito que seja atemporal e universal é desafiador, mas é uma reflexão necessária.  Um tema com grande diversidade de conceitos e discordâncias, com muitos sentidos e significados distintos para cada pessoa, mas que nos toca de maneira profunda.  Falar de saúde toca nossa vida, toca a vida daqueles que amamos, toca a vida daqueles com os quais nos relacionamos.

Como que você pensa e discute sobre saúde? 

Quais conceitos você traz como base? 


Os sentidos e significados que damos, crenças e valores que temos e o aprendizado que adquirimos contribuem para criar nossa imagem mental sobre saúde.

E essa construção interna, exteriorizamos através das nossas ações como profissionais de saúde, formando uma visão sobre o nosso fazer sanitário, que influencia:
  • nossa prática assistencial e de gestão em saúde;
  • nossos momentos de tomada de decisão;
  • a forma como dialogamos com outros profissionais;
  • a forma como abordamos as pessoas usuárias;
  • a organização de nossas ações e processos de trabalho;
  • o monitoramento e avaliação das nossas ações;
  • as proposição que fazemos sobre os modelos de atenção à saúde;
  • dentre outras.


Em 1945 a OMS definiu saúde como "um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades".

Como alcançar essa plenitude de completo bem-estar?  Cada um tem uma percepção sobre o bem-estar e sua qualidade de vida, pois é algo intrínseco, somente avaliado pela própria pessoa que tem sua subjetividade baseada em sua realidade individual.


Em 1988 a saúde foi definida na Constituição Federal como "direito de todos e dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação".


Este conceito traz inúmeros desafios, visto que o significado de saúde é amplo e complexo, pois cada pessoa traz consigo sua história, vivências, experiências, conceitos, valores, princípios, crenças, sentidos e significados distintos sobre essa questão.

A saúde é um estado transitório que vivenciamos de maneira altamente subjetiva, permeada por questões históricas e sua percepção depende do momento, do referencial e dos valores atribuídos a cada situação.

Ela "é silenciosa, geralmente não a percebemos em sua plenitude; na maior parte das vezes apenas a identificamos quando adoecemos. É uma experiência de vida, vivenciada no âmago do corpo individual" (Brasil, 2011).

Interessante pensar que essas reflexões sobre saúde quando realizadas de forma mais subjetiva contribuem para  o  autoconhecimento,  reconhecimento  e melhoria  da  qualidade  de  vida (Paula, 2021).

E que "o entendimento do conceito  direcionado  de  saúde,  torna-se  um  processo  facilitador  do  trabalho,  capaz  de potencializar   a   capacidade   de   formular   e   implementar   intervenções   de   forma   clara, particular e genuína e excitar o alcance de resultados satisfatórios" (Paula, 2019).

"Acredita-se  que o  entendimento  do  conceito  ampliado  de  saúde  e  dos  seus  significados particulares,  é  crucial  para  a  prestação  de  uma  assistência  humanizada,  no  incentivo  do cliente na auto busca de uma vida com saúde, e na compreensão de que ninguém melhor que o próprio ser para absorver suas necessidades e trabalha-las com hábitos e visões positivistas dentro dos próprios padrões" (Paula, 2021).

Pare, pense e reflita nos conceitos de saúde que têm te direcionado.

Aprofunde seus conhecimentos sobre o que é saúde.

Compartilhe nos comentários sobre autores e referências que você tem lido que contribuem nas discussões sobre conceitos de saúde.

E para finalizar, lembra da primeira pergunta?

Que nota você deu para a sua satisfação em relação a sua saúde hoje?

Tem algo que você pode fazer para melhorara sua satisfação em relação a sua saúde?  Se fizer sentido para você, faça algo em direção a uma saúde melhor.

Comente se este post fez sentido para você e compartilhe.

Até breve.


Bibliografia:

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em:  27 abr. 2022.

BRASIL. Ministério da Saúde. Especialização em Saúde da Família. In : VIANNA, L. A. C. Processo saúde-doença . São Paulo: UNASUS/UNIFESP, 2011. p. 6.  Disponível em: <https://www.unasus.unifesp.br/biblioteca_virtual/pab/1/unidades_conteudos/unidade01/p_02.htm>.  Acesso em:  27 abr. 2022.

PAULA, Ana Cláudia Schuab Faria de et al. Reflexões acerca da conceituação de saúde e construção de um conceito de saúde: implicações para os profissionais da saúde. Revista Sustinere, [S.l.], v. 9, p. 430 - 443, out. 2021. ISSN 2359-0424. Disponível em: <https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/54440/39587>. Acesso em: 27 abr. 2022. doi:https://doi.org/10.12957/sustinere.2021.54440.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Processo Saúde-doença